Steven Levitsky diz que oposição deveria se unir e ter candidato único contra Bolsonaro nas eleições
Cientista político analisa eleição presidencial no Brasil e diz que líderes políticos deveriam se unir contra o autoritarismo
19/09/2022 22h55
O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o cientista político Steven Levitsky, que fala sobre ameaças à democracia brasileira.
A apresentadora Ju Wallauer introduziu o tema “violência política” no debate e pediu uma análise sobre a última pesquisa da Quest, onde 20% dos eleitores brasileiros acham a violência justificável caso seu candidato perca as eleições.
No início de sua fala, Levitsky diz que os dados do Brasil são muito semelhantes aos dos Estados Unidos, o que é muito preocupante. Porém, lembra que isso não é algo novo por aqui.
“Se pensarmos nos anos 80 e início dos anos 90, a história mostra que o Brasil não estava muito comprometido com a democracia. Havia amplo apoio de ferramentas e normas militares. A maioria dos brasileiros não estava comprometida com a democracia”, lembra.
Leia também: “É importante tirar Bolsonaro do poder antes que destrua as instituições”, alerta Steven Levitsky
Na análise do cientista político, é necessário que os líderes políticos se comprometam com a democracia e repudiem qualquer atitute “irresponsável”. A sugestão dele para as lideranças brasileiras é uma união contra o autoritarismo.
“É de suma importância que os líderes políticos reconheçam que existe uma crise e que a ‘casa está caindo’. E também coloquem suas rotinas políticas a disposição da sociedade e construam uma aliança para defender a democracia. E isso não tem sido feito de uma consistente nos Estados Unidos e nem no Brasil”, diz.
Ao concluir sua resposta, ele afirma que não deveria ter cinco candidatos na eleição contra Bolsonaro, mas apenas um, onde a oposição estivesse unida.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Daniel Bramatti, editor do Estadão Verifica, Janaína Figueiredo, repórter especial do Jornal O Globo, o filósofo e economista Joel Pinheiro, Ju Wallauer, apresentadora do podcast Mamilos, e Natalia Viana, diretora-executiva da Agência Pública.
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS