Notícias

Steven Levitsky reprova Bolsonaro como líder político: “Medíocre e, às vezes, patético”

Durante o Roda Viva, cientista político analise atual presidente do Brasil e diz que, com mais talento político, poderia causar mais danos ao país


20/09/2022 00h15

O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o cientista político Steven Levitsky, que fala sobre ameaças à democracia brasileira.

A jornalista Janaína Figueredo falou sobre as celebrações do bicentenário da independência do Brasil e quis saber os que as imagens de Jair Bolsonaro (PL) no evento falam sobre ele. Primeiramente, ele ressalta que o atual presidente no Brasil não é o único político a se aproveitar politicamente de celebrações cívicas.

“Não devemos aplaudir isso, mas sim criticar. Muitos políticos fazem isso. Políticos de vários espectros na América Latina e nos Estados Unidos. Frequentemente, com grande frequência, fazem uso político dos feriados. Não é algo positivo, mas o que Bolsonaro fez é bastante comum”, explica.

A análise de Levitsky não se limitou a atuação de Bolsonaro no feriado de 7 de setembro deste ano e relembra os atos de 2021. Apesar da preocupação, ele diz que o atual presidente não conseguiu fazer muita coisa.

Leia também: Steven Levitsky critica falas de Bolsonaro e o compara com líderes autoritários

“Ele nunca conseguiu mobilizar um número enorme de pessoas contra as instituições democráticas, como às vezes ele ameaça fazer. Então, até agora, vi os últimos feriados de 7 de setembro como casos onde o autocrata não conseguiu causar o dano que ele esperava fazer e que muitos temessem que fizesse”, avalia.

Ao final, ele avalia Bolsonaro como político e não o poupa das criticas, dizendo que o atual presidente brasileiro é “um político abaixo da média, bem medíocre e muito idiota politicamente às vezes”. Por conta desse perfil, Levitsky diz que os danos para o país não foram tão graves.

“Graças a Deus que Bolsonaro é um política tão incapaz, porque ele é a figura mais abertamente autoritária a ser eleita em qualquer democracia ocidental que eu conheço no século XXI. Falamos de uma sujeito que nem finge ser democrático. É um sujeito que nem finge estar preocupado com igualdade de direitos, com os direitos humanos e com a liberdade de imprensa”, finaliza.

Assista ao trecho completo:

Assista ao programa na íntegra:

Participam da bancada de entrevistadores Daniel Bramatti, editor do Estadão Verifica, Janaína Figueiredo, repórter especial do Jornal O Globo, o filósofo e economista Joel Pinheiro, Ju Wallauer, apresentadora do podcast Mamilos, e Natalia Viana, diretora-executiva da Agência Pública.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos