Um novo vírus, batizado como Khosta 2, foi encontrado em morcegos por cientistas na Rússia. O vírus é semelhante ao Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
Os pesquisadores dos Estados Unidos alertaram que o vírus recém descoberto tem proteínas que podem afetar humanos. Os cientistas informam ainda que os anticorpos produzidos pelas vacinas já existentes são incapazes de combatê-lo, segundo testes realizados.
O estudo sobre o Khosta 2, liderado por pesquisadores da Washington State University (WSU), foi publicado na revista científica PLoS Pathogens.
Leia também: Estudante morre na Universidade de Buenos Aires enquanto esperava para fazer uma prova oral
“Geneticamente, esses estranhos vírus russos pareciam alguns dos outros que foram descobertos em outras partes do mundo, mas como não se pareciam com o Sars-CoV-2, ninguém pensou que fossem realmente algo para ficar muito intrigado. Mas, quando os observamos mais, ficamos realmente surpresos ao descobrir que eles podem sim infectar células humanas. Isso muda um pouco nossa compreensão desses vírus, de onde eles vêm e quais regiões são preocupantes.”, disse Michael Letko, o autor do estudo.
As origens do vírus ainda estão sendo investigadas por uma equipe da Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar de representar baixo risco aos humanos, o Khosta 2 tem algumas características preocupantes
Leia mais: Homem que agrediu faxineira que lavava a calçada em BH comparece à delegacia
REDES SOCIAIS