Prefeitura de São Paulo confirma surto e primeira morte por meningite na cidade
A vítima foi uma mulher de 42 anos de idade, que vivia na Vila Formosa, zona leste da capital
28/09/2022 07h51
A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo confirmou a primeira morte por meningite na cidade. A vítima foi uma mulher de 42 anos de idade, que vivia na Vila Formosa, zona leste da capital. Esse é um dos cinco casos de meningite meningocócica do tipo C confirmados em São Paulo. Por conta da ocorrência de três ou mais casos do mesmo sorogrupo no período de 90 dias, a pasta confirmou o surto da doença.
Leia também: Furacão que matou duas pessoas em Cuba está a caminho dos EUA
Logo após as notificações dos casos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) intensificou o incentivo à vacinação entre os moradores da região. Nos últimos 15 dias, 7.400 pessoas foram vacinadas. Além disso, medicamentos preventivos foram fornecidos para as pessoas próximas dos infectados como familiares e habitantes da mesma residência.
Em nota, a prefeitura de São Paulo comentou sobre os casos. “Cabe esclarecer que em toda a cidade o número de casos diminuiu neste ano na comparação com 2019, ano anterior à pandemia da covid-19. De janeiro até ontem (26) foram notificados 56 casos de doença meningocócica em toda a capital. Durante o mesmo período de 2019 (janeiro a setembro) foram registrados 158 casos da doença, ou seja, uma redução de 64,5% no âmbito geral”.
Leia também: Cerca de 15% dos trabalhadores no mundo possuem algum transtorno mental, diz OMS
Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde, reforçou a importância da vacinação dos bebês aos três, cinco e 12 meses de vida. “É fundamental que pais e responsáveis mantenham a vacinação de seus filhos em dia para protegê-los das chamadas doenças imunopreveníveis, como meningite meningocócica, poliomielite, difteria, coqueluche, sarampo, caxumba, entre outras. Vacinas salvam vidas e isso ficou ainda mais evidente na pandemia de Covid-19”.
REDES SOCIAIS