Navios de guerra chineses e russos são avistados na ilha do Alasca
O incidente ocorreu um mês depois que o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, alertou sobre o interesse da China no Ártico e o crescimento militar da Rússia na região
28/09/2022 10h13
Um comboio naval chinês e russo, incluindo um cruzador de mísseis guiados e um destróier, foi visto perto de uma ilha do Alasca pela Guarda Costeira dos EUA.
Leia mais: Site de Lula é alvo de ataque hacker: "Contrate técnicos de informática do TSE"
Dois outros navios da marinha chinesa e três navios da marinha russa foram avistados no Mar de Bering em uma única formação a 138 km da Ilha Kiska pelo cortador da Guarda Costeira dos EUA, Kimball.
A embarcação americana que estava em Honolulu, no Havaí, monitorou os navios antes que eles quebrassem a formação e se dispersassem.
"Embora a formação tenha operado de acordo com as regras e normas internacionais, encontraremos presença com presença para garantir que não haja interrupções nos interesses dos EUA no ambiente marítimo ao redor do Alasca", disse o contra-almirante Nathan Moore, comandante do 17º Distrito da Guarda Costeira.
O incidente ocorreu um mês depois que o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, alertou sobre o interesse da China no Ártico e o crescimento militar da Rússia lá.
Leia também: Ex-presidente do STF, Celso de Mello declara voto em Lula no primeiro turno
REDES SOCIAIS