Notícias

Japão acusa Coreia do Norte de lançar míssil por cima de seu território

O míssil teria caído a cerca de 3.000 km da costa japonesa; poderia se tratar de um míssil intercontinental


04/10/2022 06h29

O governo do Japão afirmou que a Coreia do Norte lançou um míssil por cima do seu território nas primeiras horas desta terça-feira (4), horário local. A Coreia do Sul confirmou a versão dos japoneses.

Hirozaku Matsuno, secretário-chefe do gabinete de governo de japonês, lamentou e condenou os disparos. Segundo ele, "as repetidas ações norte-coreanas são um sério desafio para a paz internacional".

Leia também: Guilherme Boulos define orçamento secreto como “roubo constitucionalizado e de prerrogativa”

O gabinete japonês publicou em seu perfil do Twitter que "se acredita que o míssil tenha caído no Oceano Pacífico por volta das 7h29". Ele teria caído a aproximadamente 3.000 km da costa japonesa. Além disso, poderia se tratar de um míssil intercontinental.

O Japão alertou os moradores de duas regiões do país após o lançamento através de um comunicado da emissora nacional japonesa NHK. "A Coreia do Norte parece ter lançado um míssil. Por favor, evacuem para edifícios ou abrigos subterrâneos", disse o governo no alerta emitido.

Leia também: "O combate à corrupção passa decisivamente por mudanças no sistema político brasileiro", afirma Boulos

Em seguida, o ministro da Defesa do país, Yasukazu Hamada, disse em coletiva de imprensa que o Japão não descarta nenhuma opção. "À luz desta situação, continuaremos a examinar todas as opções, incluindo as chamadas 'capacidades de contra-ataque' e não descartaremos nada, pois continuamos a trabalhar para fortalecer fundamentalmente nossas habilidades de defesa”.

As autoridades americanas e sul-coreanas alertam há meses que a Coreia do Norte se prepara para realizar outro teste nuclear. Segundo os dois países, Kim Jong Un pode iniciar esse processo logo depois do próximo congresso do Partido Comunista na China, no dia 16 de outubro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos