Cientistas conquistam Nobel em Física por descobertas em mecânica quântica
O estudo investiga o comportamento de partículas minúsculas, como por exemplo átomos, elétrons e fótons
04/10/2022 09h12
Os cientistas Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022 em Física. O anúncio foi feito pela Academia Real das Ciências da Suécia nesta terça-feira (4).
Leia também: Japão acusa Coreia do Norte de lançar míssil por cima de seu território
Os vencedores são da França, Áustria e Estados Unidos. O prêmio de 10 milhões de coroas suecas, cerca de R$4,8 milhões, será dividido entre eles. Os cientistas conquistaram o Nobel por estudos sobre a mecânica quântica, uma área da Física que investiga o comportamento de partículas minúsculas como átomos, elétrons e fótons.
Leia também: Brasil registra oito assassinatos de indígenas em setembro
O comitê do prêmio disse que as descobertas “lançaram as bases para uma nova era da tecnologia quântica. Além disso, ser capaz de manipular e gerenciar estados quânticos e todas as suas camadas de propriedades nos dá acesso a ferramentas com um potencial inesperado".
A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na última segunda-feira (3). Os prêmios nas áreas de Química, Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana, enquanto a de Economia será divulgada na próxima segunda-feira (10).
REDES SOCIAIS