Operação da PF investiga desvios do ‘orçamento secreto’ e prende duas pessoas
Aproximadamente 60 agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em MA e PI
14/10/2022 10h21
Duas pessoas foram presas após a Polícia Federal (PF) deflagrar a operação ‘Quebra Ossos’ nesta sexta-feira (14). O objetivo da ação é apurar um suposto esquema para desviar verbas das emendas parlamentares, conhecidas como ‘orçamento secreto’.
Aproximadamente 60 agentes cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária no Maranhão e no Piauí. A operação investiga uma denúncia de fraudes para aumentar, de forma irregular, os repasses do Fundo Municipal de Saúde a diversos municípios.
Leia mais: Calça do séc. XIX com slogan racista é leiloada por quase R$ 500 mil
Câncer ginecológico: saiba quais são os tipos, diagnóstico e tratamento
“O município de Igarapé Grande (MA) teria informado, em 2020, a realização de mais de 12,7 mil radiografias de dedo, quando a sua população total não supera os 11,5 mil habitantes, fato que culminou na elevação do teto para o repasse de recursos”, informa a PF em nota.
Segundo o texto, “as empresas investigadas ocupam posições de destaque no 'ranking' das empresas que mais receberam recursos públicos da saúde no período de 2019-2022 no estado do Maranhão, sendo que uma delas foi agraciada com quase R$ 52 milhões recebidos.”
REDES SOCIAIS