Após seis semanas no cargo, Liz Truss renuncia e não é mais primeira-ministra do Reino Unido
A política britânica já sofria pressão para renunciar desde o anúncio de seu plano econômico para o país
20/10/2022 09h50
Nomeada a primeira-ministra do Reino Unido há apenas 45 dias, Elizabeth Mary Truss renunciou ao cargo nesta quinta-feira (20). 'Liz' já sofria pressão para tomar a respectiva decisão desde que havia anunciado um novo pacote econômico.
A novidade proposta pela política britânica havia provocado polêmicas no país, bem como revolta no mercado interno e dentro de seu próprio partido. O plano em questão determinava o corte de impostos na nação e um empréstimo bilionário para cobrir o rombo nas contas públicas.
Leia mais: Entenda as diferenças entre as categorias femininas do fisiculturismo
Bolsonaro recebe R$ 65 milhões de pessoas físicas; Lula recebe R$ 1,3 milhão
Empossada oficialmente no dia 6 de setembro, a admiradora declarada de Margaret Thatcher assumiu o cargo que antes era de Boris Johnson, que também renunciou há pouco menos de quatro meses após uma série de crises políticas em sua gestão.
Quem é Liz Truss
Liz Truss é uma defensora do livre comércio e ingressou na política em 2006, como vereadora em Greenwich, sudeste de Londres. Em 2010, se tornou deputada pelo distrito eleitoral de South West Norfolk e ganhou prestígio com o então primeiro-ministro e líder do Partido Conservador, David Cameron, que a apoiou como candidata.
Ela ocupou uma série de ministérios a partir de 2012, começando como secretária de Estado de Educação e depois como ministra do Meio Ambiente de 2014 a 2016.
Truss foi leal a Boris Johnson por todo o tempo de seu cargo e desde julho de 2019, quando o ex-primeiro-ministro assumiu o poder, ela chefiava a pasta de Comércio Exterior.
Durante a votação do Brexit, Truss fez campanha pela "Remain" (permanência na UE). Porém, após a aprovação pelo povo, ela mudou de ideia e argumentou que o Brexit disponibilizava uma oportunidade de "sacudir a maneira como as coisas funcionam".
Liz Truss venceu Rishi Sunak na última fase da eleição interna do Partido Conservador, com 57,45% dos votos, enquanto seu oponente teve 42,6%. Em seu discurso de posse, ela disse: "Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra. É uma honra ser líder desse partido.”
REDES SOCIAIS