Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @franciellemattos
Reprodução/Instagram @franciellemattos

O fisiculturismo é um dos esportes que mais cresce atualmente, tanto para os homens quanto para as mulheres. O Olympia (campeonato mais importante de todo o esporte, equivalente à 'Copa do Mundo' dos fisiculturistas) conta com quatro principais categorias femininas, que o site da TV Cultura destaca na sequência:

Leia mais: Entenda as diferenças entre as principais categorias masculinas do fisiculturismo

Afinal, como treina um atleta de nível Olympia? Felipe Moraes, da 212,  explica seus métodos


Bikini

Essa categoria é, assim como a Men's Physique - no caso dos homens-, vista como mais "alcançável". Geralmente, as atletas bem sucedidas na Bikini são longilíneas e não apresentam um grande desenvolvimento muscular. A atual campeã do Olympia é Jennifer Dorie.

Wellness

Com relação à Bikini, as atletas dessa categoria tem um desenvolvimento muscular um pouco maior. No entanto, os membros superiores devem ser menos musculosos do que os inferiores

Por conta do padrão requisitado pelos juízes, as mulheres brasileiras dominam o Olympia. No ano passado, por exemplo, quatro atletas dentre o top5 levavam a bandeira do país. Francielle Mattos se consagrou a grande campeã em 2021.

Figure

Essa categoria já começa a apresentar mulheres mais musculosas e com um menor índice de gordura corporal. A principal diferença da Figure com a Wellness é o desenvolvimento muscular e a condição de pele das fisiculturistas, principalmente nos membros superiores. A atual campeã do Olympia na categoria é Cydney Gillon.

(Crédito/Reprodução Instagram @vytamin_c)

Women's Physique

Hoje, essa é uma das categoria em que as atletas precisam ter o maior desenvolvimento muscular. Fica entre a Figure e a Women's Bodybuilding. A atual campeã do Olympia nessa categoria é Sarah Villegas.

Women's Bodybuilding

Hoje, essa é a categoria em que as atletas precisam estar maiores e mais condicionadas. A Womens's Bodybuilding equivale à Open do circuito masculino, a apresenta o nível mais difícil de ser atingido. A atual Miss Olympia é Andrea Shaw.