Notícias

Ministro do STF, Alexandre de Moraes decreta prisão de Roberto Jefferson, ex-presidente do PTB

Político resistiu ao mandado de prisão e atirou em policiais federais


23/10/2022 14h50

O ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

De acordo com fontes da Polícia Federal e o advogado de Jefferson, Luiz Gustavo Cunha, o político resistiu ao mandado de prisão neste domingo (23) e atirou em policiais federais, na cidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro.

Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tiveram de ir ao local para negociar a rendição de Jefferson.

O também ex-deputado federal é um dos investigados em um inquérito que analisa atividades de um grupo criminoso que teria atentado contra o Estado Democrático de Direito. Anteriormente, uma das medidas determinadas pela justiça foi que Jefferson não utilizasse as redes sociais durante a prisão domiciliar.

Leia mais: 'Atrase salário, demita professor', afirma áudio atribuído a Luciano Hang em 2018

Contudo, publicou vídeos nos últimos dias nos quais rebate a decisão da ministra do STF, Cármen Lúcia, e a ofende. Na última sexta-feira (21), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia pediu a prisão do político, e neste domingo (23), os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) fizeram o mesmo pedido.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) se manifestaram nas redes sociais sobre as atitudes de Jefferson.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) se mostrou solidária à ministra do Supremo após os vídeos de Jefferson. "A manifestação é duplamente grave, porque atenta contra o exercício da magistratura e também porque se apoia em estereótipos de cunho sexista".

Leia também: Neymar diz que expôs voto em Bolsonaro após apoio do presidente no 'momento mais difícil' de sua vida

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos