Frente fria pode atingir Brasil na próxima semana e trazer neve para a Região Sul
Caso a previsão dos institutos de meteorologia se confirmarem, seria um acontecimento inédito no país
25/10/2022 17h17
Para quem estava esperando temperaturas altas a partir de novembro, pode se decepcionar. Segundo os institutos de meteorologia Climatempo e Metsul, Santa Catarina e a Serra Gaúcha devem registrar baixas temperaturas e há a possibilidade de neve na próxima semana.
Há chances dessa massa de ar fria, que irá atingir praticamente toda região sul, também subir para todo Centro-Sul do país, incluindo São Paulo.
Para o dia 2 de novembro, durante o feriado de finados, os institutos prevem as temperaturas mais baixas do final do ano, com possibilidade até de os termômetros ficarem negativos.
Caso se confirme a possibilidade de neve, seria a primeira vez que o Brasil registra esse acontecimento no mês de novembro. O período já é de primavera no país e as temperaturas costumam estar mais altas.
Leia também: “Estamos caminhando para um nível endêmico”, diz Gonzalo Vecina sobre fim da pandemia
O MetSul ainda ressalta que as previsões de neve são mais precisas no inverno, então, o cenário pode ter alterações até a próxima semana. Uma confirmação, de fato, só deve acontecer no início da próxima semana.
O motivo para as temperaturas caírem nos próximos dias, segundo os especialistas dos institutos, é pela atuação mais intensa do fenômeno climático La Niña, causador da diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico, nas últimas semanas.
REDES SOCIAIS