A revista científica Nature publicou um editorial em que afirma que a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) pode causar “danos irreparáveis ao país, sendo uma ameaça à ciência, à democracia e ao meio ambiente”.
Leia também: Equipe de Tarcísio de Freitas pediu para repórter apagar registros do tiroteio em Paraisópolis, diz jornal
O editorial diz que o histórico do governo Bolsonaro é de “arregalar os olhos”, com críticas ao aumento do desmatamento da Amazônia, o desrespeito com povos indígenas e o baixo investimento em ciência e inovação. Segundo a revista, os eleitores brasileiros têm agora “uma chance valiosa para começar a reconstruir o que Bolsonaro derrubou”.
Nesta quarta-feira (26), um grupo de mais de 500 lideranças ligadas ao desenvolvimento sustentável, divulgou um documento com 14 propostas que poderiam destravar soluções para a Amazônia nos 100 primeiros dias de um novo governo. As propostas foram feitas por pesquisadores, ongs e empresas e incluem, por exemplo, a criação de uma secretaria de emergências climáticas e revogação do programa de apoio ao desenvolvimento da mineração artesanal, implantado pelo atual governo.
Leia também: Empresas podem pagar multa de até R$ 10 mil por funcionário que sofrer assédio eleitoral
Segundo o grupo, apenas uma das 14 propostas precisa passar pelo Congresso Nacional. Todas as demais poderiam ser feitas por decreto ou medida provisória do presidente logo no início do mandato.
REDES SOCIAIS