Lula escolhe Alckmin para coordenar a equipe de transição
Serão 50 pessoas escolhidas para articular a mudança do governo Bolsonaro para o terceiro mandato de Lula
01/11/2022 14h46
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o seu vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), para coordenar a equipe de transição. A decisão foi feita nesta terça-feira (1º), em uma reunião com Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, Aloizio Mercadante, responsável por elaborar o seu plano de governo, e outros integrantes.
Leia também: “Eleição já acabou”, diz Zema ao determinar desobstrução das estradas estaduais
Em governos anteriores, o coordenador acabou se tornando um ministro de peso. É o caso de Antonio Palocci, que coordenou a transição no primeiro mandato, em 2002, e virou ministro da Fazenda. Segundo um dirigente petista, Lula disse a interlocutores, em tom informal, que quem for escolhido para ser coordenador não vai chefiar um ministério.
Alckmin comandará uma equipe com 50 nomes, que mesclará quadros técnicos e políticos para conversar com integrantes do governo do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Os principais líderes do partido e das coligações que elegeram Lula devem compor o grupo. A equipe de transição fará parte do prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.
Segundo dirigentes petistas, caso Alckmin ocupe um ministério de grande porte, como o da Fazenda, Lula terá dificuldades em demiti-lo eventualmente.
REDES SOCIAIS