Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr Foto: Airton Morassi
Flickr Foto: Airton Morassi

A Petrobras quer começar a exploração de petróleo de uma área chamada Foz do Amazonas, que fica a 160 quilômetros do litoral do Amapá. A estatal adquiriu áreas nesta região há quase 10 anos e fez alguns estudos sobre viabilidade, impacto e outros temas relacionados à exploração.

Para perfurar o primeiro poço, a Petrobras precisa de uma licença do Ibama, mas existem dois inquéritos do Ministério Público (MP) do Amapá e do Pará recomendando que o Ibama não emita esta licença.

Leia também: Manifestações de caminhoneiros bolsonaristas diminuem, mas estradas seguem bloqueadas pelo Brasil

ONGs e instituições ambientais também são contra a exploração. O argumento é que não existem estudos suficientes sobre os riscos de um possível vazamento de óleo na região, ou seja, a chegada de petróleo na costa brasileira e em países vizinhos. Além disso, comunidades indígenas e ribeirinhas da região serão impactadas pela exploração e ainda não teriam sido consultadas pela estatal.

Leia também: STF julga reativação do Fundo Amazônia e caso de deputado bolsonarista nesta quinta-feira (3)

Ao jornal O Globo, a Petrobras disse que os dados apresentados em um estudo de 2015 ainda são válidos, mas admitiu que vai fazer um novo estudo de impacto, ainda sem data. A empresa disse também que vai realizar, nas próximas duas semanas, 18 reuniões com comunidades locais para "informar às partes interessadas sobre a atividade a ser desenvolvida e os impactos, além de tirar dúvidas". A expectativa da Petrobras é que a licença saia até o fim deste ano.

O investimento para a exploração na região será de R$ 2 bilhões. Ainda segundo o jornal, o Ibama foi procurado, mas não se manifestou.