O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu obrigar o governo federal a reativar o Fundo Amazônia em até 60 dias. A Corte já havia formado maioria pela decisão na semana passada, o que se confirmou no resultado da votação de 10 votos a um.
Leia também: Juiz nega pela terceira vez que investigação contra Flávio Bolsonaro seja arquivada
A ação foi apresentada por partidos de oposição, que apontaram omissão do governo federal em aplicar os recursos do fundo em ações de combate ao desmatamento na Amazônia.
A presidente do STF e relatora do caso, Rosa Weber, considerou trechos de um decreto de Jair Bolsonaro (PL) inconstitucionais e mandou o governo reativar o fundo em no máximo 60 dias. Weber considerou que há omissão do governo na gestão do fundo, que tem cifras bilionárias paradas à espera de execução para o financiamento de ações de combate ao desmatamento.
O fundo é responsável por captar doações de preservação e fiscalização do bioma. Segundo os autores da alegação, há mais de R$ 3 bilhões parados à espera de uma destinação pelo governo Bolsonaro.
Leia também: Copa do Mundo: Seleção Brasileira busca quebrar tabu de 20 anos e conquistar o hexa no Catar
Governo federal tem 60 dias para reativar o Fundo Amazônia.
— Jornalismo TV Cultura (@jornal_cultura) November 4, 2022
O STF concluiu que o governo Bolsonaro foi omisso na gestão do fundo, que capta recursos para projetos de proteção da floresta e foi suspenso em 2019.#EstaManhãNaCultura pic.twitter.com/n2aUmDx4dD
REDES SOCIAIS