Notícias

Ministério da Defesa entrega relatório sobre urnas eletrônicas ao TSE nesta quarta (9)

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o órgão também fez uma auditoria paralela do código-fonte das urnas eletrônicas


09/11/2022 07h50

O Ministério da Defesa entrega nesta quarta-feira (9) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório sobre a fiscalização feita nas urnas eletrônicas pelas Forças Armadas durante as eleições.

Leia também: Instituições do meio ambiente pedem investigação contra crimes cometidos na Amazônia

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, além da fiscalização do processo eleitoral, o órgão também fez uma auditoria paralela do código-fonte das urnas eletrônicas. Essa prática é permitida pela lei eleitoral, mas contradiz o que havia sido dito pelo Ministério da Defesa, que afirmou, ao presidente do TSE, que não se envolveria em nenhum outro processo além da fiscalização do pleito.

Como informou em um comunicado oficial na última segunda-feira (4), o exército deve encaminhar o relatório de fiscalização ao TSE durante esta quarta-feira, mas o horário exato não foi informado. O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, disse, na última terça-feira (8), que esse relatório das Forças Armadas é assunto para o poder judiciário. 

Leia também: Minas Gerais foi o estado que mais registrou casos de assédio eleitoral durante eleições

Ainda nesta terça-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou ao TSE o seu relatório de fiscalização do sistema de votação. No documento, a OAB garante que o país teve eleições “limpas, transparentes e seguras”. O Tribunal de Contas da União (TCU) também já encaminhou o relatório ao TSE, que disse não ter encontrado nenhuma divergência nos mais de 600 boletins de urna analisados.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos