Notícias

Jogadora de basquete dos EUA é transferida para colônia penal na Rússia

Brittney Griner, de 32 anos, foi condenada por posse de uma pequena quantidade de óleo de haxixe


09/11/2022 10h25

A jogadora norte-americana de basquete Brittney Griner, detida e condenada na Rússia, foi transferida para uma "colônia penal”, informaram os advogados nesta quarta-feira (9).

Leia mais: Lula chega a Brasília para tratar da transição de governo

A estrela foi condenada por posse de uma pequena quantidade de óleo de haxixe, Grinner foi retirada de um centro de detenção da Rússia em 4 de novembro, informou a equipe de advogados.

"Agora está a caminho de uma colônia penal", afirmaram os advogados Maria Blagovolina e Alexander Boykov em um comunicado.

A maioria das penas de prisão na Rússia são cumpridas em centros penitenciários, às vezes afastados de centros urbanos, as chamadas colônias penais. Com frequência, os detidos são obrigados a trabalhar em oficinas de costura ou de fabricação de móveis, por exemplo. Esse tipo de prisão é uma herança da União Soviética.

O caso da jogadora causou indignação nos Estados Unidos. O secretário de Estado, Antony Blinken, propôs à Rússia um acordo para a libertação da atleta, apesar das crescentes tensões devido à guerra na Ucrânia.

Algumas informações indicavam que Brittney e outro americano detido na Rússia, Paul Whelan, poderiam ser trocados por Viktor Bout, um famoso traficante de armas russo condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos.

Leia também: Sadio Mané está fora da Copa do Mundo, afirma jornal francês

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos