Oriente Médio: Talibã proíbe mulheres de ir a academias e parques a partir desta quinta-feira (10)
Este é o mais recente decreto do regime que limita os direitos e liberdades das mulheres que já foram proibidas de ir às aulas do ensino médio e superior
10/11/2022 11h52
O Talibã proibiu a partir desta quinta-feira (10) as mulheres de usarem academias e parques, afirmou um representante do regime.
Leia mais: Elon Musk acaba com home office para funcionários do Twitter e aponta “tempos difíceis”
Este é o mais recente decreto do regime que limita os direitos e liberdades das mulheres desde que voltou a controlar o poder no país, há pouco mais de um ano.
Depois de anos se reorganizando e crescendo em regiões isoladas, os talibãs tomaram o poder do Afeganistão em agosto de 2021, pouco antes de os Estados Unidos retirarem os soldados do país.
Desde então, o novo governo do Afeganistão proibiu meninas de ir às aulas do ensino médio e superior e, apesar das promessas iniciais, restringiu o acesso das mulheres à maioria dos empregos e exige que elas sejam cobertas da cabeça aos pés.
O porta-voz do Ministério da Virtude e do Vício, responsável pelo novo decreto, Akef Mohajer, alegou que o governo tomou a decisão de proibir a presença de mulheres em parques e academias porque "as pessoas ignoraram as ordens de segregação sexual e porque as mulheres não usavam o hijab, conforme exigido".
Leia também: “A vida de Vladimir Herzog: Um sobrevivente que não se calou diante de injustiças sociais”
REDES SOCIAIS