Xi Jinping e Joe Biden, presidentes da China e dos Estados Unidos, respectivamente, se encontraram nesta segunda-feira (14) em Bali, na Indonésia. Esta foi a primeira reunião entre os dois líderes desde que o americano assumiu o poder e o asiático foi reeleito pela segunda vez.
No local do encontro, acontecerá a cúpula do G20, grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Representantes do Ocidente e do Oriente, Biden e Xi devem discutir as tensões em Taiwan, os exercícios militares na Coreia e a guerra na Ucrânia.
Leia mais: Lula viaja nesta segunda-feira (14) ao Egito para participar da COP 27
Roda Viva entrevista nesta segunda (14) o coordenador do Orçamento; confira a bancada
Durante a abertura da reunião, o presidente dos EUA afirmou que as nações “podem gerenciar suas diferenças, impedir que a concorrência se torne algo próximo de um conflito e encontrar maneiras de trabalhar juntos em questões globais urgentes, que exigem cooperação mútua”.
A cúpula do G20 acontecerá durante a próxima terça-feira (15). O único chefe de Executivo que não comparecerá é Vladimir Putin, da Rússia. Quem provavelmente ocupará seu lugar é o ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.
REDES SOCIAIS