Secretaria do Tesouro Nacional propõe que despesas da União cresçam mais que a inflação
Proposta prevê alteração na regra para o teto de gastos; medida foi imposta por Temer e limita investimentos do Governo Federal
15/11/2022 10h25
A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou na última segunda-feira (14) uma proposta de alteração na regra para o teto de gastos. Segundo a resolução, seria possível que as despesas do Governo Federal cresçam mais, percentualmente, do que a inflação do país.
O limite em questão foi imposto por Michel Temer (MDB), que esteve à frente do Palácio do Planalto entre 2016 e 2018. Atualmente, os gastos da União não podem crescer mais do que a inflação entre um ano e outro.
Leia mais: “Extremistas terão a aplicação da lei”, diz Moraes após ataques
Alckmin anuncia Raí e Ana Moser na área de Esporte da equipe de transição de governo
Um dos objetivos do teto é controlar a dívida pública e tentar impedir seu crescimento. No entanto, a medida limita possíveis investimentos em áreas como saúde, educação, transporte, segurança, cultura e outras.
Durante o Governo Bolsonaro, foram adotadas medidas para que o teto de gastos fosse quebrado. Sob a gestão do atual chefe do Executivo, também houve outras medidas duras para a economia brasileira, como por exemplo a PEC dos Precatórios e a PEC Kamikaze.
REDES SOCIAIS