Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante sua participação na COP27 nesta quinta-feira (17), que a responsabilidade fiscal não é mais importante do que a responsabilidade social. Fala se dá em meio a críticas a respeito de futura gestão, antes mesmo de assumir a Presidência da República.
"Eu fui fazer um discurso para os deputados e eu fazia o discurso que eu dizia na campanha, sabe?! Que não adianta falar em responsabilidade fiscal, a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social", disse o presidente eleito no Brasil.
Leia mais: Alckmin anuncia últimos nomes da equipe de transição nesta quinta (17)
Diretor-geral da PRF entra de férias um dia depois do MPF pedir seu afastamento
No Egito, onde acontece a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) deste ano, Lula também lembrou que "quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo que acontece é você tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura".
Atualmente, a equipe de transição de governo luta pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que dissocia o Auxílio Brasil do teto de gastos a partir de 2023. A medida, que visa a reserva de R$ 175 bilhões para o programa social, possibilitará a manutenção do benefício em R$ 600.
REDES SOCIAIS