Prefeito de São Paulo pede estudo sobre viabilidade de tarifa gratuita de ônibus
Ricardo Nunes (MDB) disse que uma eventual mudança também como uma forma de desestímulo ao uso do automóvel em meio ao avanço das mudanças climáticas
19/11/2022 09h58
A cidade de São Paulo cogita a implementação da tarifa zero no transporte coletivo. Um estudo sobre a viabilidade jurídica, financeira e econômica foi solicitado pelo atual prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB), que diz tratar uma eventual mudança também como uma forma de desestímulo ao uso do automóvel em meio ao avanço das mudanças climáticas.
Leia mais: Casos de Covid-19 aumentam em 12 estados pelo país: É necessário voltar a usar máscara?
O passe livre municipal tem crescido nos últimos anos no País, chegando ao interior e à Grande São Paulo e até a cidades de médio porte em outros Estados.
"A gente tem visto essa questão da importância de fazer com que o transporte coletivo seja mais utilizado, de utilizar menos o transporte individual. Vejo como de grande importância a cidade de São Paulo ficar entre as grandes cidades do mundo nas ações climáticas", disse Nunes após agenda na última semana.
O estudo será feito pela SPTrans, vinculada ao Município. Segundo Nunes, a "grande questão" será o custeio, pois a Prefeitura tem valor alto em caixa - R$ 32 bilhões, mas empenhado ou vinculado a fundos específicos.
Leia também: Por falta de verba, Polícia Federal informa que vai suspender a confecção de passaporte
REDES SOCIAIS