Notícias

Após alta de casos, uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público de São Paulo

Decisão foi anunciada pelo governo do Estado e pela prefeitura da capital; medida passa a valer neste sábado (26)


24/11/2022 16h51

O Governo do Estado e a Prefeitura de SP decidiram retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público. A medida volta a ser obrigatória a partir deste sábado (26). O Decreto será publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (25).

A decisão foi seguida a partir de uma análise técnica do Conselho Gestor da Secretaria Estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde contra o avanço dos casos de COVID-19. A medida foi após a alta de casos da doença no estado.

Leia mais: Cármen Lúcia diz que feriado da Consciência Negra em São Paulo é constitucional

O governo recomenda que a medida seja adotada por todos os municípios do estado de São Paulo e diz ser "fundamental que a população esteja com o ciclo vacinal completo para assegurar maior proteção contra o coronavírus".

A medida é retomada cerca de dois meses depois de a obrigatoriedade para uso de máscaras no transporte coletivo ter sido suspensa. Os últimos dados mostram que as internações por Covid-19 em leitos de enfermaria e UTI, que nos últimos 14 dias registraram um crescimento de 156% e 97,5%, quase uma média diária de mais de 400 novas internações.

"Circulam atualmente diversas subvariantes da variante Ômicron, ainda com predominância da subvariante BA.5 e crescimento progressivo da casos relacionados à subvariante BQ1. As internações referem-se principalmente a pacientes mais idosos e/ou com comorbidades/imunodeprimidos, mais vulneráveis a descompensações e complicações relacionadas à infecção pelo Sars-Cov-2, o que permite prever aumento de óbitos nas próximas semanas”, diz o Conselho.

Leia também: Justiça de São Paulo determina retorno de gratuidade para idosos em ônibus

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos