Análise da PEC da Transição na Câmara dos Deputados deve ser concluída apenas na semana que vem
Proposta ainda deve ter os termos "negociados" com todos os partidos, segundo Arthur Lira
14/12/2022 14h54
Ao contrário do que planejavam membros da equipe de transição de governo, a proposta de emenda à Constituição (PEC) da nova gestão deve ter sua análise na Câmara dos Deputados concluída apenas na semana que vem.
Até o momento, a chamada PEC da Transição ainda não começou a ser julgada na Casa. Nada impede que o texto tramite ainda na tarde desta quinta-feira (15), mas o presidente Arthur Lira (PP-AL) alegou que o projeto deve ser "negociado" com todos os partidos.
Com o impasse, a conclusão da análise ficará para para a próxima terça-feira (20), ainda de acordo com o deputado federal.
Leia mais: Alexandre de Moraes dispara: "Ainda tem muita gente para prender"
Covid-19: Brasil registra uma morte por dia entre crianças de seis meses a cinco anos
A medida em questão busca abrir espaços no Orçamento da União para 2023, com o objetivo de manter as promessas de campanha do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No Senado Federal, a votação em dois turnos ocorreu em apenas um dia, na última quarta-feira (7). Com a incorporação da PEC em questão a uma outra proposta, sua votação não passará por comissões da Câmara.
Recentemente, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da proposta orçamentária do ano que vem, disse acreditar que a PEC passaria ainda nesta semana: "Estamos confiantes na aprovação da matéria na Câmara dos Deputados, sem modificações, até quarta-feira (14)".
REDES SOCIAIS