Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | TV Cultura
Divulgação | TV Cultura

A TV Cultura exibe neste domingo (18) o documentário inédito “Ka’apor - Povo da Floresta”, produzido em parceria com a Amazon loo Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center. Com roteiro de Laís Duarte, jornalista premiada e especialista em meio ambiente, vai ao ar às 16h30.

A produção de 30 minutos revela como este grupo étnico desenvolveu uma forma especial de assegurar a sua própria sobrevivência no estado do Maranhão no meio da Floresta Amazônica. A região, que nos últimos 30 anos perdeu 76% de sua mata nativa, cinco vezes mais do que a média nacional, e 85% das áreas preservadas, deve a preservação do que ainda restou desta mata à presença dos povos nativos.

Leia também: Análise da PEC da Transição na Câmara dos Deputados deve ser concluída apenas na semana que vem

A reportagem inédita também mostra os danos especialmente no Alto Turiaçu, lar de pelo menos dois mil indígenas que aprenderam o português como segunda língua, e que para proteger suas terras, desenvolveram uma estratégia pacífica e eficaz de vigilância. Agora, em vez de fixarem as aldeias num único local, se dividiram em pequenos vilarejos, levando suas famílias para os limites do território e colocando os seus próprios corpos como escudos da floresta.

Por fim, “Ka’apor - Povo da Floresta” ainda destaca a arte centenária da plumaria: a produção de cocares, colares, braçadeiras e outros ornamentos, a partir de folhas de palmeira, algodão e penas de aves, um tesouro cultural que os Ka'apor, presentes na região desde antes do descobrimento do Brasil, utilizam em suas festas e rituais.

Leia também: Covid-19: Brasil registra uma morte por dia entre crianças de seis meses a cinco anos

Ficha técnica

Locação: Zé Doca - Maranhão;

Produção, reportagem e roteiro: Laís Duarte;

Imagens: Adriano Tavares e Erinaldo Clemente;

Edição: Jorge Valente;

Produção: Ricardo Ferreira;

Pós-produção: Leandro Silva;

Direção do núcleo: Simão Scholz;

Chefia de redação: Marília Assef;

Direção de Jornalismo: Leão Serva.