Queda de casos no Rio de Janeiro e em São Paulo desacelera curva nacional de SRAG
Novo Boletim InfoGripe continua a apontar aumento de testes positivos para Covid-19
16/12/2022 15h58
O novo Boletim InfoGripe Fiocruz divulgado nesta sexta-feira (16) indica que a desaceleração na curva nacional de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é reflexo da queda de casos no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Apesar desse cenário nos dois estados, o restante do país ainda apresenta crescimento. O estudo segue apontando para um aumento de positivos para Covid-19 entre a população adulta em todas as regiões.
Referente à Semana Epidemiológica (SE) 49, período de 4 a 10 de dezembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 12 de dezembro.
Leia também: Congresso Nacional derruba veto de Bolsonaro à Lei Padre Julio Lancellotti
O Boletim mostra crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas).
Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,2% para influenza A, 0,0% para influenza B, 0,5% para vírus sincicial respiratório (VSR) e 94,8% para Covid-19. Entre os óbitos, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,2%, 0,0%, 0,5% para VSR e 94,8%, respectivamente.
Das 27 unidades federativas, 21 apresentam crescimento moderado de SRAG na tendência de longo prazo até a SE 49: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nesses estados, observa-se crescimento na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, associado ao aumento de internações associadas à Covid-19.
Leia também: Atila Iamarino estreia novo formato no Hiperconectado a partir deste sábado (17)
REDES SOCIAIS