Comitê recomenda abertura de processo criminal contra Donald Trump
Segundo parlamentares, Trump teria incentivado invasão e deve responder por incitar insurreição
19/12/2022 19h21
Um comitê do Congresso dos Estados Unidos recomendou nesta segunda-feira (19) aos promotores federais que um processo criminal contra o ex-presidente Donald Trump seja aberto. O relatório cita obstrução de um processo do Congresso e insurreição por seu papel no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao prédio do Capitólio.
Segundo os parlamentares que integram o comitê, Trump teria incentivado a invasão e deve responder por incitar insurreição, conspirar para fraudar o governo e por obstruir um ato do Congresso.
Leia mais: Em sessão de encerramento do STF, Rosa Weber diz que ano foi “desafiador e intenso”
Apesar do pedido, o Departamento de Justiça não é obrigado a abrir os processos, no entanto, o envio pode aumentar a pressão sobre os promotores. O ex-presidente Trump já é investigado por outros casos.
Segundo o relatório, “a causa central de 6 de janeiro foi um homem, o ex-presidente Donald Trump, que muitos outros seguiram”.
O comitê ouviu mais de 1.000 pessoas, acumulou mais de 1 milhão de documentos e emitiu mais de 100 intimações. O grupo é formado por 8 congressistas: 6 democratas e 2 republicanos.
No dia 6 de janeiro de 2021, apoiadores de Trump se reuniram na capital dos EUA, Washington DC, e invadiram o prédio do Congresso. Os parlamentares se reuniram naquele dia para realizar a oficialização do resultado das eleições de 2020, vencidas por Joe Biden.
REDES SOCIAIS