Na última semana, o Garcia havia informado que não escolheria o representante para o cargo, e que seria uma decisão para o próximo governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no entanto, mudou de ideia e fez a indicação do nome. O anúncio saiu no Diário Oficial neste sábado (24).
“O processo teve início em fevereiro e, vencidas todas as etapas, a lista tríplice de nomes foi levada ao governador do Estado em outubro e que, agora, em pleno período de transição, caberá ao governador eleito fazer a indicação do novo ouvidor da Polícia do Estado”, afirmou em nota.
Leia mais: Aeronautas suspendem greve durante o fim de semana do Natal
Silva é professor de educação física e militante dos movimentos negro e hip-hop. Ele substitui o advogado criminalista Elizeu Lopes, que estava à frente da Ouvidoria mesmo tendo o mandato encerrado em 6 de fevereiro de 2022.
Na última eleição, Cláudio Silva foi indicado pela Associação Santos Mártires. Alderon Pereira da Costa, indicado pela Rede Rua, e Renato Simões, indicado pelo Instituto Terra, Trabalho e Cidadania, também estavam disputando o cargo.
Entre as funções da Ouvidoria estão: receber denúncias de irregularidades cometidas por policiais no exercício da função e solicitar a apuração dos casos.
Os nomes da lista tríplice, indicados por integrantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, foram homologados em agosto de 2022. No entanto, Rodrigo Garcia escolheu o novo ouvidor somente agora.
Leia também: Bolsonaro sanciona PL que libera verba para emissão de passaportes
REDES SOCIAIS