Flávio Dino anuncia Rafael Velasco Brandani como novo secretário de Políticas Penais
Policial penal substitui o coronel Nivaldo Restivo, que declinou ao cargo por motivos pessoais
27/12/2022 11h49
Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, anunciou Rafael Velasco Brandani como o novo secretário nacional de Políticas Penais da sua gestão, órgão que substituirá o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
A notícia foi divulgada nesta terça-feira (27) em publicação nas redes sociais acompanhada de uma foto em que os dois aparecem lado a lado.
Subsecretário de administração penitenciária do Maranhão, é policial penal e também já atuou no sistema prisional do estado de Minas Gerais. O nome substitui o do coronel Nivaldo Restivo, da Polícia Militar de São Paulo, que declinou ao convite na última sexta-feira (23), dois dias após o anúncio.
Leia também: Prêmios esquecidos por ganhadores de loteria somam quase R$ 348 milhões em 2022
Em nota, Restivo atribuiu a recusa a motivos pessoais. Sua indicação foi duramente criticada por movimentos sociais e pelos próprios integrantes do gabinete de transição.
Ele já comandou a Tropa de Choque, o Batalhão de Operações Especiais e as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota. No caso do massacre do Carandiru, em 1992, foi acusado de omissão.
REDES SOCIAIS