Notícias

Flávio Dino anuncia Rafael Velasco Brandani como novo secretário de Políticas Penais

Policial penal substitui o coronel Nivaldo Restivo, que declinou ao cargo por motivos pessoais


27/12/2022 11h49

Flávio Dino (PSB-MA), futuro ministro da Justiça, anunciou Rafael Velasco Brandani como o novo secretário nacional de Políticas Penais da sua gestão, órgão que substituirá o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A notícia foi divulgada nesta terça-feira (27) em publicação nas redes sociais acompanhada de uma foto em que os dois aparecem lado a lado.

Subsecretário de administração penitenciária do Maranhão, é policial penal e também já atuou no sistema prisional do estado de Minas Gerais. O nome substitui o do coronel Nivaldo Restivo, da Polícia Militar de São Paulo, que declinou ao convite na última sexta-feira (23), dois dias após o anúncio.

Leia também: Prêmios esquecidos por ganhadores de loteria somam quase R$ 348 milhões em 2022

Em nota, Restivo atribuiu a recusa a motivos pessoais. Sua indicação foi duramente criticada por movimentos sociais e pelos próprios integrantes do gabinete de transição.

Ele já comandou a Tropa de Choque, o Batalhão de Operações Especiais e as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota. No caso do massacre do Carandiru, em 1992, foi acusado de omissão.

Leia também: TJ-SP decide em janeiro de 2023 se PMs condenados pelo Massacre do Carandiru receberão indulto de Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Boiadas passaram por onde deveria passar proteção”, diz Marina Silva

Covid-19: Brasil registra 32.715 casos em 24h e média móvel segue em tendência de queda

Lula fará primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Marina Silva assume Ministério do Meio Ambiente pela segunda vez

Imposto de Renda: Tabela de cálculo não é totalmente corrigida pela inflação há 27 anos