Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

A cantora e ativista social Margareth Menezes tomou posse nesta segunda-feira (2) como ministra da Cultura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cerimônia de posse ocorreu no Museu da República, em Brasília. O evento contou com a presença da primeira-dama, Janja da Silva; da atriz Elisa Lucinda; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT); entre outros nomes da política e da área cultural.

Em seu discurso, a ministra falou sobre a importância da cultura e citou a arte como ferramenta de “transformação”.

Leia mais: Ministros de Lula tomam posse nesta segunda (2); veja nomes

“A cultura incomoda, a cultura mexe, a cultura desobedece, e floresce, e por isso ela é também expressão democrática e de direitos. Dentro dela, a arte oxigena porque revolve camadas profundas do nosso viver e do nosso ser. Cultura e arte são ferramentas de transformação constante. Quanto mais tentam freá-las, mais revolucionárias serão”, afirmou.

Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a pasta da Cultura foi extinta. No discurso, a ministra afirmou que houve um desmonte no setor cultural nos últimos anos.

"O desmonte não trouxe só consequências econômicas, mas também muita dor. Nos últimos anos passamos por uma pandemia. Perdemos muitos trabalhadores da Cultura, entre eles o ator Paulo Gustavo”, avaliou.

"Eu trago dentro do meu peito um amor pelo Brasil diverso, por esse povo lindo forjado na resistência. Símbolo da alegria de viver e da diversidade. Damos início a desafiadora missão de refundar o Ministério da Cultura", acrescentou.

No final da cerimônia, Margareth Menezes cantou a música "Chamamento", composição de Roberto Mendes e Capinam.

Leia também: Flávio Dino toma posse como ministro da Justiça: "Ministério da pacificação nacional"