Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) tomou posse nesta terça-feira (3) como ministro da Secretaria de Comunicação Social. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a Secom funcionou dentro do Ministério das Comunicações.

O ministério terá como funções: o relacionamento do governo com a imprensa, políticas de comunicação e divulgação de ações do governo federal, por exemplo. No discurso, o novo ministro afirmou que o governo vai ter como meta o combate à desinformação.

"Nos últimos anos, assistimos de forma deliberada uma confusão nas comunicações, a falta de credibilidade deliberada. A desinformação mata e não queremos nunca mais repetir esse problema. Faremos um trabalho permanente de combate às fake news e à desinformação", afirmou. 

Pimenta ainda prometeu ainda o fim do famoso "cercadinho", espaço criado durante o governo Jair Bolsonaro (PL) para receber jornalistas, o local foi desmontado no mês passado.

"Faremos de cada ato nosso a reconstrução do conceito básico de comunicação. Nos últimos anos ergueram se muros barreiras cercadinhos da relação do governo com povo. Poucos falaram muito. Vamos ouvir o povo brasileiro. No governo do presidente Lula não haverá muros ou cercadinhos, não haverá ofensas ou ameaças os jornalistas terão toda liberdade para exercerem sua atividade", acrescentou. 

Leia mais: Em posse do MEC, Camilo Santana destaca alfabetização, educação básica e ensino em tempo integral

Paulo Pimenta é jornalista e técnico agrícola formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Foi vereador pela sua cidade natal em 1988 e reeleito em 1992. Em 1998, se elegeu como deputado estadual Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Conquistou cinco vezes o cargo de deputado federal, ele foi reeleito em 2022.

Leia também: Silvio Almeida toma posse como ministro dos Direitos Humanos: “Atos ilegais baseados no ódio serão revistos”