A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a 4ª fase da operação Lesa Pátria contra atos antidemocráticos e golpistas praticados no dia 8 de janeiro em Brasília.
Três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal serão cumpridos.
Leia também: FAB faz entrega de cestas básicas com sardinha enlatada para povo Yanomami
Marcos do Val diz à PF que Bolsonaro em nenhum momento 'mostrou contrariedade' ao plano golpista
A PF trata a operação Lesa Pátria como permanente. Segundo a corporação, os fatos investigados na operação constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões.
Desde os ataques de 8 de janeiro, bolsonaristas radicais foram presos, foi decretada intervenção federal no Distrito Federal, houve o afastamento do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a identificação de militares envolvidos nos atos e a prisão do ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro.
REDES SOCIAIS