Um novo terremoto - este de magnitude 5,2 - atingiu a Turquia nesta segunda-feira (27), três semanas após o tremor que deixou mais de 50 mil mortos. Desta vez, o epicentro do novo tremor aconteceu na cidade de Yesilyurt, na região de Malatya, no leste, também afetado pelo terremoto no dia seis de fevereiro.
O prefeito da cidade, Mehmet Cinar, disse que mais prédios desabaram, mas que não havia registro de vítimas até o momento. De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), a magnitude do terremoto foi de 5,2. Porém, o Centro Sismológico Euromediterrâneo aponta uma magnitude de 5,5.
Leia também: Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada nesta segunda-feira (26)
Brasil vence os Estados Unidos e garante vaga no Mundial de basquete
Em ambos os casos, a força do tremor é significantemente menor que a do terremoto do dia 6 de fevereiro, que alcançou magnitude 7,8. Este foi um dos piores da história da região e destruiu milhares de prédios e cidades na região central da Turquia e no norte da Síria.
O epicentro do novo terremoto ocorreu em uma profundidade considerada pequena. Dessa forma, os efeitos do tremor podem ser elevados. O Centro Sismológico Euromediterrâneo fala de uma profundidade de cinco quilômetros, enquanto o USGS fala de 10 quilômetros.
REDES SOCIAIS