Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva exibe nesta segunda-feira (27) a entrevista inédita com o advogado argentino Luis Moreno Ocampo, retratado no filme Argentina, 1985.

Aos 33 anos de idade, ele foi promotor adjunto no julgamento das três primeiras juntas militares responsáveis por crimes contra a humanidade, torturas, sequestros, estupros, subtração de incapazes, homicídios e desaparecimentos forçados.

Em pergunta feita pela repórter Janaína Figueiredo, o advogado comenta as relações de passado e futuro retratados no filme Argentina, 1985. Em seu relato, Moreno explica que as mídias relatam fragmentos sobre a busca pela democracia, algo que, para ele, o filme conseguiu explicar melhor. 

"Você deu uma entrevista dizendo que esse filme fala bastante sobre o passado, mas também sobre o futuro. Que ele tem um recado para o futuro, e isso tem muito a ver com o impacto que tem nas novas gerações [...] Eu gostaria de saber qual o recado, pensando no futuro, e se ele [o filme] poderia ajudar a impedir novas ditaduras?", pergunta a repórter. 

"Eu vivi a tensão de uma ditadura militar na minha família. Os meus filhos de 20 anos, não viveram isso. Para eles, a democracia é como o ar, é algo normal, e não se dão conta de como foi difícil conquistá-la", diz o advogado. 

"Para a geração de 20 anos, o filme abre os olhos, e a mensagem básica da importância da democracia", completa. 

Leia também: Luis Moreno Ocampo diz que falta de apoio da elite afastou Forças Armadas do poder na Argentina

Participam da bancada de entrevistadores Alberto Gaspar, apresentador do programa Legião Estrangeira, da TV Cultura, Janaína Figueiredo, repórter especial do jornal O Globo, Sylvia Colombo, colunista da Folha de S. Paulo e especialista em América Latina, Wallace Corbo, professor de direito constitucional na Faculdade Getúlio Vargas (FGV - Rio), e Wesley Galzo, repórter do jornal O Estado de S. Paulo, em Brasília.

O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra