O número de assassinatos caiu 1% no Brasil em 2022. Em todo país, foram 40,8 mil mortes violentas em todo o país. O levantamento foi feito pelo Monitor da Violência, em uma parceria com o g1, com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal .
O Brasil atingiu o menor número de mortes violentas na série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007, e do Monitor da Violência, que coleta desde 2018.
Leia também: TikTok: Parlamento Europeu também veta aplicativo de dispositivos de trabalho
Maior artilheiro da história em apenas uma edição da Copa do Mundo, Just Fontaine morre aos 89 anos
Apesar da queda de 1% em 2022, no último trimestre houve uma alta de 6,5% nas mortes. Além disso, mesmo com a queda nacional de 1%, 14 estados brasileiros tiveram alta de mortes. O estado do Mato Grosso lidera o ranking da alta com 24,1%. São Paulo e Minas Gerais também voltaram a registrar alta nas mortes, com 7,1% e 6,3%, respectivamente.
Segundo especialistas, diversos fatores estão por trás dos indicadores de violência em queda nos últimos anos, como por exemplo a criação de políticas públicas estaduais, mudança nas dinâmicas dos grupos criminosos, mais recursos disponíveis para o setor da segurança pública, entre outros.
REDES SOCIAIS