Os preços das carnes caíram 1,22% em fevereiro deste ano, como apontam dados divulgados, nesta sexta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior baixa desses produtos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde novembro de 2021.
Leia também: Páscoa: preço dos ovos deve subir até 15% em relação ao ano passado, indica FGV
Em novembro de 2021, as carnes haviam recuado 1,38%. Segundo pesquisadores, a baixa em fevereiro deste ano pode ter sido intensificada pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China.
A suspensão da exportação teria resultado um aumento da oferta no mercado interno. Os embarques para o país asiático foram paralisados a partir de 23 de fevereiro, após a confirmação de um caso de mal da "vaca-louca" no Pará.
Segundo IBGE, a variação do IPCA foi calculada a partir dos preços coletados no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro. A baixa dos preços repercutiu pela internet, gerando memes e piadas entre os internautas, que relembraram declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante campanha eleitoral.
IPCA
No Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a variação do valor das carnes reflete também nos preços de outros 18 subitens. Em fevereiro, a picanha foi o corte pesquisado com a maior queda (-2,63%). Em seguida, vieram fígado (-2,50%), alcatra (-2,50%), capa de filé (-2,37%) e costela (-2,28%).
REDES SOCIAIS