Fundação Padre Anchieta

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Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o consumidor brasileiro terá que pagar 15% a mais na compra do ovo de Páscoa comparado ao ano passado. Ainda de acordo com o estudo, o aumento é maior do que a inflação oficial.

Os grandes causadores do aumento do preço do ovo de páscoa são o leite e o cacau, dois dos itens que mais registraram aumento nos últimos meses.

“São pequenos produtores, é uma planta ainda que podemos, não foi devidamente domesticada, o processo de amadurecimento dos frutos é heterogêneo, são todas as coisas que dificultam aumento de produtividade na Cultura cacaueira. Junto com isso, chocolate não é apenas cacau, vamos pensar no leite e o leite também tá operando com preço em Patamares elevados junto ao consumidor”, explica Felippe Serigati, economista da FGV.

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Mesmo com os preços mais altos, alguns revendedores esperam um crescimento de 20% a 25% nas vendas em comparação a 2022.

“Pode ser um ovo maior, pode ser um ovo menor pode não ser ovo pode ser uma barra pode ser um bombom mas todo mundo gosta de chocolate a demanda tá lá”, completa o economista.

Com o aumento de preços, muitos se questionam os motivos dos ovos serem mais caros que barras ou caixas de chocolate. A resposta está na forma de produção, pois o processo manual e as embalagens são mais rebuscadas.

Para economizar, uma alternativa é a produção própria de ovos de páscoa. Algumas famílias optam por comprar os ingredientes e os itens para prepararem em casa.

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