Notícias

“O que Bolsonaro fez sobre corrupção em sua carreira política foi participar dela”, critica sociólogo

No Roda Viva, Celso Rocha de Barros diz que Governo Bolsonaro foi péssimo no combate à corrupção e se torno uma “primavera do centrão”


10/04/2023 23h53

O Roda Viva desta segunda-feira (10) recebe Celso Rocha de Barros, cientista político e doutor em sociologia pela Universidade de Oxford.

A apresentadora Vera Magalhães pergunta como o PT lida com o assunto corrupção e se foi feito uma reflexão após a Lava-Jato. Apesar de muitas propostas do partido para combater a corrupção serem aprovadas nos últimos anos, o sociólogo acredita que a reflexão sobre o tema foi zero. Mas, ressalta que esse problema não é exclusivo do PT.

“Acho que a reflexão sobre corrupção no Brasil é zero. Isso em todos os lados da política. É compreensível que haja uma ressaca da Lava-Jato, tudo bem. Não vamos voltar a 2015, quando um juiz de Coritiba decidia o que a Constituição dizia. Foi errado e criou um delírio de grandeza no cara”, afirma.

Barros diz que o brasileiro terá que encontrar uma nova maneira de falar sobre combate contra a corrupção e não acha saudável a pauta morrer.

Leia também: “Esquerda brasileira voltou para o discurso dos anos 1960”, critica sociólogo

Na visão dele, é preciso que um novo político retome essa pauta de maneira mais saudável. Um exemplo negativo que ele cita é do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, na visão dele, usou esse tema mesmo não atuando na área.

“Bolsonaro fez absolutamente nada [contra a corrupção]. Não participou de uma CPI contra qualquer partido ou governo. Nunca fez uma lei para combater a corrupção. O que ele fez sobre corrupção em sua carreira política foi participar da corrupção”, critica.

Leia também: Sociólogo defende responsabilização de redes sociais em casos de discursos que estimulam violência

Ao final, diz que o Governo Bolsonaro foi um desastre nessa área e classifica como “primavera do centrão”.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores o filósofo Joel Pinheiro da Fonseca, Pedro Doria, editor da startup de jornalismo Meio, Cris Bartis, co-fundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, Rodrigo Piscitelli, repórter da TV Cultura, e Denilde Holzhacker, cientista política da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CFM proíbe prescrição de “anabolizantes” para fins estéticos e/ou performáticos

Marcelo Tas recebe o ex-banqueiro Eduardo Moreira no Provoca desta terça-feira (11)

Incêndio florestal de grande proporção atinge costa leste da Coreia do Sul

Lula viaja à China nesta terça-feira (11) para tratar sobre a relação comercial entre os países

Ricardo Lewandowski se aposenta do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça (11)