O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu, por meio de uma portaria publicada na edição desta terça-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU), a prescrição de esteroides androgênicos anabólicos, chamados popularmente de “anabolizantes”, para fins estéticos e/ou performáticos.
A decisão foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta. Esse documento, por sua vez, solicitava à CFM uma votação a respeito de uma eventual regulamentação dos respectivos medicamentos quando utilizados para finalidades estéticas e performáticas.
Leia mais: Marcelo Tas recebe o ex-banqueiro Eduardo Moreira no Provoca desta terça (11)
Lula viaja à China nesta terça-feira (11) para tratar sobre a relação comercial entre os países
Segundo a norma, os profissionais da saúde estão proibidos de prescreverem qualquer formulação de testosterona, bem como Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico (SARMS), para pacientes sem o diagnóstico de deficiência do hormônio.
Vale lembrar que, nos últimos anos, estima-se que houve um aumento no uso dessas substâncias sem a recomendação. No entanto, como grande parte das negociações se dá pelo mercado clandestino, é difícil aferir com exatidão os números gerais.
REDES SOCIAIS