Nova rodada de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep começa nesta segunda-feira (17).
Trabalhadores nascidos em maio e junho, além de servidores públicos, militares e empregados de estatais com número do Pasep terminado em 2 já podem sacar o benefício referente ao ano-base 2021.
Também recebem neste mês os trabalhadores do terceiro lote extra, pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março ou abril que têm direito ao abono, mas não receberam o dinheiro na data correta devido a algum erro ou divergência nos dados.
Estima-se que cerca de 22,9 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial. Destes, 20,4 milhões são cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) e 2,5 milhões têm cadastro no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Leia também: Vaquinha virtual criada para ajudar entregador agredido no Rio ultrapassa R$ 235 mil
O valor do benefício será de até R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo atual. No caso do PIS, o pagamento para trabalhadores da iniciativa privada é feito pela Caixa Econômica Federal, enquanto no Pasep é pelo Banco do Brasil. Todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro.
Como consultar e sacar o abono?
O valor poderá ser consultado no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para entrar na plataforma, é necessário possuir conta no gov.br. Trabalhadores da iniciativa privada também podem consultar o abono no app Caixa Tem.
O pagamento do PIS na Caixa será feito prioritariamente em conta corrente ou poupança. Os demais receberão por meio do Caixa Tem, que permite pagar contas, fazer transferências e comprar com o cartão de débito virtual. O trabalhador ainda pode sacar o abono em caixas eletrônicos e lotéricas com o Cartão Social.
Para as pessoas que têm direito ao benefício referente ao Pasep, basta se dirigir ao Banco do Brasil, portando documento de identificação com foto e número do CPF.
REDES SOCIAIS