Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O feriado de Tiradentes na sexta-feira (21) e o fim de semana devem ser marcados pelo frio na maior parte do país. Segundo as previsões, uma massa de ar polar que avança sobre o centro-sul do Brasil desde quarta-feira (19) derrubará as temperaturas nos estados da região Sul e em parte de Mato do Grosso do Sul e de São Paulo.

De acordo com a Climatempo, essa massa de será a mais forte de 2023 até o momento e pode baixar os termômetros mesmo em Rondônia e no Acre, com possibilidade de recorde de frio nas capitais destes estados.

Além disso, em Santa Catarina são esperados volumes expressivos de chuva até o dia 22. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também aponta as regiões Centro-Oeste e Sudeste como possíveis pontos de fortes chuvas. A região Norte também deve ser afetada por conta da combinação do calor e a alta umidade com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Leia também: Após adiamento, SpaceX tenta concretizar lançamento da Starship nesta quinta-feira (20)

STF tem maioria de votos para tornar réus 100 denunciados pelos atos de 8 de janeiro

Ainda segundo a Climatempo, Porto Alegre e Curitiba devem estabelecer os novos recordes de frio em 2023 com temperaturas entre 11°C e 24°C, e 8°C e 18°C na sexta-feira (21), respectivamente.

Os novos recordes de menor temperatura de 2023 devem girar em torno dos 10°C em Florianópolis, São Paulo e Campo Grande. Na sexta-feira a previsão é de mín. 14°C/máx. 22°C para Florianópolis, mín. 9°C/máx. 21°C em São Paulo e mín. 12°C/máx. 25°C Campo Grande.

Veja abaixo a previsão de chuvas por região entre os dias 17 e 24 de abril:

Região Norte: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte da região, podendo ultrapassar 80 mm em grande parte do Amazonas, norte do Amapá e Roraima, além das áreas do centro-norte e sudoeste do Pará e oeste de Rondônia. A previsão é de pouca chuva no Acre, grande parte de Rondônia, Tocantins e centro-sul do Pará, com valores abaixo de 50 mm.

Região Nordeste: Chuvas intensas com volumes que podem ultrapassar 70 mm são esperadas no centro-norte do Maranhão, norte do Piauí e na faixa oeste e sul do Ceará. Em áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados devem ficar entre 10 e 70 mm.

Região Centro-Oeste: A previsão indica volumes expressivos, podendo ultrapassar 70 mm em áreas do norte do Mato Grosso, nordeste de Goiás e áreas centrais e norte do Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: Estão previstos acumulados de chuvas maiores que 80 mm em áreas centrais e litoral de São Paulo, centro-norte e sudeste de Minas Gerais, devido à presença de áreas de instabilidade no início da semana e, no decorrer dos dias. Além disso, a passagem de um sistema frontal irá contribuir com chuvas expressivas entre os dias 19 e 22/04. Já nas áreas do triângulo Mineiro e centrais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ocorrerá pouca chuva, menor que 50 mm.

Região Sul: As chuvas intensas, com acumulados maiores que 60 mm, devem afetar áreas do centro-oeste e sul do Paraná, além do extremo nordeste de Santa Catarina. A partir do dia 19 os ventos associados a um ciclone frontal se intensificam entre o mar e o leste da região.