Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Na véspera da coroação do novo rei do Reino Unido, a TV Cultura exibe o documentário inédito "Rei Charles III - A coroação", nesta sexta-feira (5), a partir das 23h.

No sábado (6), o mundo vai parar para assistir a um evento: a coroação de Charles III, sucessor da rainha Elizabeth II, que morreu no ano passado, aos 96 anos.

O evento será diferente, com menos pompa do que a de sua antecessora, na década de 50, mas de acordo com os tempos difíceis que o país enfrenta no momento, após ter se desligado do restante da União Europeia, por meio do Brexit.

Os olhos da Europa e do mundo estarão voltados para a Catedral de Westminster, em Londres, onde Charles será ungido com óleo sagrado e coroado pelo arcebispo de Canterbury, bispo primaz da Igreja Anglicana, no mesmo local onde sua mãe foi coroada.

Será também a primeira vez que um rei é coroado depois de se casar com uma mulher divorciada, que no caso dele, é Camilla Parker Bowles, agora chamada de Rainha Consorte. Em outros tempos, o monarca teria que renunciar, como aconteceu com o rei Edward VIII, que abdicou para se casar com uma americana divorciada.

Leia também: Roda Viva recebe Gilmar Mendes, ministro do STF, na próxima segunda-feira (8)

A coroação marca um novo tempo na história da família real que, nas últimas décadas, foi marcada por tragédias e escândalos. Os tabloides ingleses venderam milhares de cópias para falar do caso extraconjugal de Charles com Camilla, que, na época, era sua amante, enquanto o casamento dele com Lady Di seguia ladeira abaixo, até finalmente desaguar em divórcio.

No início deste ano, um outro escândalo abalou a monarquia: o príncipe Harry, Duque de Sussex - filho caçula de Charles e Lady Di - lançou um livro, no qual acusa a realeza de racismo contra a sua esposa, a atriz americana Meghan Markle e o filho Archie.

Produzido pelo departamento de Jornalismo da emissora e apresentado por Leão Serva, direto de Londres, o programa também irá mostrar um pouco da história do Reino Unido e do mundo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Governo disponibiliza recurso por estado para combater violência nas escolas

Ficha técnica

Roteiro e edição: Jorge Valente;

Produção: Ricardo Ferreira;

Pós-produção: Leandro Silva;

Direção do núcleo: Simão Scholz;

Chefia de Redação: Pola Galé;

Direção de Jornalismo: Marília Assef.