Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

De acordo com um estudo de pesquisadores dos Estados Unidos, França e Arábia Saudita, mais da metade dos reservatórios e lagos do planeta estão secando, o que coloca em risco o futuro hídrico da humanidade.

O estudo foi publicado pela revista norte-americana ‘Science’.

Segundo a publicação, o problema é provocado pelo consumo insustentável e pela emissão de gases poluentes, que provocam as mudanças climáticas.

Cerca de dois bilhões de pessoas, ou 25% da população mundial, vivem em áreas que armazenam cerca de 87% da água doce do planeta. A perda média anual de água chega a 21 trilhões e meio de litros.

Leia Também: “Precisamos de reformas estruturais”, diz presidente do BC sobre as chances de baixar o juros

O Brasil lidera o ranking de água doce no mundo. O país tem 12% das reservas do planeta, mas também sofre as consequências do aquecimento global.

“Essa seca vai afetar aspectos centrais do Brasil, a produtividade agrícola, já que o agronegócio depende muito da chuva, que cai no Brasil central. Segundo, o nordeste brasileiro era uma região que era semiárida há alguns anos atrás, ela está se tornando uma região árida. Por último, a precipitação na região amazônica está diminuindo, o que está levando a um estresse hídrico para a floresta e fazendo com que ela esteja num estágio de degradação importante, se tornando uma fonte de carbono para a atmosfera”, alerta Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física/USP.

Leia Também: Haddad volta a defender que Banco Central reduza a taxa de juros do país