Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente do Chile, Gabriel Boric, também criticou a declaração dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última segunda-feira (29) sobre a Venezuela e afirmou que a violação de direitos humanos pelo governo de Nicolás Maduro é uma “realidade”.

A manifestação de Boric ocorreu nesta terça-feira (30). O presidente do Chile está em Brasília para participar de uma reunião convocada pelo mandatário brasileiro.

Leia mais: Presidente do Uruguai critica fala de Lula sobre governo de Nicolás Maduro na Venezuela

Boric fez referência ao trecho do discurso de Lula que afirma que foi construída uma “narrativa de antidemocracia e de autoritarismo” na Venezuela.

“Eu manifestei que não concordo com o que disse o presidente Lula ontem no sentido de que a situação de direitos humanos na Venezuela era uma construção narrativa. Não é uma construção narrativa, é uma realidade, é séria”, disse Boric.

O chileno também destacou que as sanções econômicas impostas sobre a Venezuela prejudicam os venezuelanos.

“Na verdade, nos alegra que a Venezuela retorna às instâncias multilaterais, porque cremos que é nesses espaços onde se resolve os nosso problemas, e não com declarações onde somente nos atacamos”. “No entanto, isso não pode significar colocar debaixo do tapete ou fazer vista grossa frente a temas que, para nós, são de princípios e importantes”, acrescentou.

O presidente do Chile pediu “respeito” aos direitos humanos.

“É uma realidade séria. Eu tive a oportunidade de vê-la nos olhos de centenas de milhares de venezuelanos que vivem em nossa pátria e que exigem posição firme e clara de respeito aos direitos humanos em todo o lugar, independentemente da coloração política do governante do momento”, destacou.

Boric não foi o único a criticar a fala do presidente Lula. Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, afirmou que ficou "surpreso" com as declarações do petista sobre a situação na Venezuela.

"Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos em relação à Venezuela e ao governo venezuelano", disse o presidente do Uruguai durante a reunião com os presidentes sul-americanos. 

Leia também: Conselho de Ética abre processos contra Eduardo, Nikolas e Zambelli e mais quatro deputados