Notícias

Câmara aprova projeto que obriga empresas a auxiliarem vítimas de desastres

MP e outras instituições de Justiça serão responsáveis por avaliar os danos às vítimas; empresas pagarão pela assistência a desalojados e desabrigados


01/06/2023 07h17

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga empresas responsáveis por desastres ou acidentes a pagar pela assistência a desalojados e desabrigados.

O deputado Alfredo Gaspar (União-AL) é o autor do projeto e, ao protocolar a proposta, citou intervenções humanas no meio ambiente e desastres, como os rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.

Depois da aprovação, pessoas desalojadas e desabrigadas por causa de desastres provocados por empresas terão direito a indenização por danos materiais e morais; direito a tratamento médico e acompanhamento de saúde física e mental; e auxílio moradia emergencial.

Leia também: Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia

Câmara aprova MP que estrutura ministérios no governo Lula

O Ministério Público e outras instituições de Justiça serão responsáveis por avaliar os danos às vítimas, meio ambiente e patrimônio público. Todos os prejuízos causados pelo desastre terão que ser ressarcidos.

O projeto ainda estabelece que as vítimas terão direito a voltar para suas casas assim que a área onde o desastre aconteceu for completamente recuperada. Caso a recuperação não seja possível, o local não poderá mais ser explorado comercialmente, sendo transformado em unidade de conservação ou área de interesse socioambiental.

Agora, o projeto caminha para votação no Senado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia

Câmara aprova MP que estrutura ministérios no governo Lula

Armie Hammer não será processado por abuso sexual após decisão da Justiça de Los Angeles

São Paulo abre inscrições para cursos e workshops gratuitos para pessoas com deficiência

STF condena Collor a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção e lavagem