Notícias

Secretário-geral da Otan diz que membros concordam que a Ucrânia fará parte da aliança

A expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022


01/06/2023 08h00

Jens Stoltenberg, secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse que todos os aliados da entidade estão de acordo que a Ucrânia se tornará membro da aliança. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (1º).

"Estamos nos movendo, aliados concordam que a Ucrânia se tornará um membro", disse antes de participar de uma reunião informal com ministros de Relações Exteriores da Otan.

Segundo Stoltenberg, países-membros da Otan estão ajudando a Ucrânia a entrar na organização. O secretário-geral diz estar confiante de que haverá um consenso sobre um caminho para o país.

Leia também: Câmara aprova projeto que obriga empresas a auxiliarem vítimas de desastres

Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia

Na semana passada, no entanto, Stoltenberg afirmou que a entrada da Ucrânia na Otan durante a guerra "não está na agenda". Em abril, o secretário-geral da aliança militar visitou Kiev pela primeira vez desde o início do conflito. Na ocasião, ele pontuou que o futuro da Ucrânia era ingressar na Otan e prometeu continuar o apoio ao país na guerra.

A expansão da Otan no Leste Europeu é um dos motivos que levaram Vladimir Putin a invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022.

De acordo com Stoltenberg, os aliados da Otan concordaram que a Rússia não tem o direito de vetar o crescimento da aliança e que, quando a guerra acabar, é necessário garantir que o "padrão de agressão russa" pare.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Câmara aprova projeto que obriga empresas a auxiliarem vítimas de desastres

Segundo suspeito de matar Jeff Machado confessa que ocultou o corpo do ator, diz polícia

Câmara aprova MP que estrutura ministérios no governo Lula

Armie Hammer não será processado por abuso sexual após decisão da Justiça de Los Angeles

São Paulo abre inscrições para cursos e workshops gratuitos para pessoas com deficiência