Notícias

Trabalho infantil: 702 crianças foram resgatadas no Brasil em 2023

A informação foi divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e são referentes aos meses de janeiro a abril


12/06/2023 21h47

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirmou que 702 crianças e adolescentes foram resgatados em situação de trabalho infantil no Brasil. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (12), data que marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, e são referentes aos meses de janeiro a abril.

Do total, a a Auditoria Fiscal do Trabalho do MTE registrou que:

- 100 crianças tinham até 13 anos (14%)
- 189 tinham 14 e 15 anos (27%)
- 413 eram adolescentes de 16 e 17 anos (59%)

Em relação ao gênero dos resgatados, 20% eram meninas (140), enquanto 80% eram meninos (562).

Ainda de acordo com o ministério, os estados onde mais foram encontrados crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil foram o Espírito Santo, seguido de Roraima, Alagoas e Ceará.

O impacto da pandemia

De acordo com Roberto Padilha Guimarães, auditor fiscal do trabalho da Coordenação Nacional de Fiscalização para a Erradicação do Trabalho Infantil do MTE, o trabalho infantil cresceu no país após a pandemia da Covid-19.

O auditor destaca que as ações de fiscalização da violação de direitos foram intensificadas em maio e junho pelo Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. Roberto ainda aponta as atividades que as crianças e jovens foram encontrados exercendo:

“Há o trabalho infantil para a própria família; o informal, onde há crianças vendendo produtos, por exemplo, em sinais de trânsito; e algumas situações em que crianças são exploradas. [...] Já encontramos crianças trabalhando na construção civil, que é considerada situação de alto risco; vendendo bebidas alcoólicas, atividade proibida; em serralherias, que trazem riscos com as máquinas. Este é o nosso foco: a retirada de crianças e adolescentes em situação de exploração nas piores formas", afirmou o auditor. 

Leia também: Erika Hilton aciona MPSP após ações de cambistas em show de Taylor Swift

Manual sobre o Trabalho Infantil

O Ministério do Trabalho e Emprego também lançou nesta segunda-feira (12) o Manual de Perguntas e Respostas sobre Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente.

Baseado na Agenda 2030 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), o texto traz explicações e orientações que visam contribuir na erradicação do trabalho infantil no Brasil até 2025.

Em 2019, cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 17 anos, estavam em situação de trabalho infantil no país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vale destacar que, no Brasil, a partir dos 14 anos os adolescentes podem trabalhar como aprendiz, tendo direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. De todo modo, há uma série de restrições para esta faixa etária, que vão desde proibições de atividades que prejudiquem o desenvolvimento físico, psíquico ou moral até o impedimento de serviços que atrapalhem a participação da criança ou do jovem na escola.

Leia também: Presidente da Comissão Europeia anuncia R$ 100 milhões para Fundo Amazônia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sindicato dos metroviários de SP suspende greve e metrô funcionará normalmente nessa terça (13)

Brasileiro vai a julgamento por tentativa de homicídio contra Cristina Kirchner na Argentina

Trabalho infantil: 702 crianças foram resgatadas no Brasil em 2023

Erika Hilton aciona MPSP após ações de cambistas em show de Taylor Swift

Funcionários do metrô de SP podem entrar em greve nessa terça (13)