Notícias

Empresa do submarino desaparecido confirma a morte dos cinco passageiros

A embarcação, que fazia uma expedição ao Titanic, desapareceu no domingo (18) com cinco pessoas a bordo


22/06/2023 16h15

A empresa OceanGate, dona do submersível desaparecido desde o último domingo (18), afirmou na tarde desta quinta-feira (22) que os cinco tripulantes a bordo da embarcação morreram. A companhia fazia uma expedição ao Titanic quando perdeu o contato.

"Esses homens eram verdadeiros exploradores, que tinham um espírito aventureiro e uma paixão pela exploração e proteção dos oceanos do mundo. Nossos sentimentos estão com os cinco espíritos e todos os membros das famílias deles nesse momento trágico. Nós lamentamos a perda de vida e a alegria que eles trouxeram a todos que eles conheceram", disse a corporação em comunicado. 

Na embarcação estavam cinco passageiros: o bilionário britânico Hamish Harding, o diretor-executivo da OceanGate Stockton Rush, o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood.

Destroços encontrados nesta quinta

Uma estrutura de pouso e uma tampa traseira do submersível estariam entre os destroços encontrados nesta quinta-feira (22), no Oceano Atlântico. A informação, divulgada pela BBC do Reino Unido, teria sido dita por David Mearns, especialista em mergulho.

De acordo com Mearns, que é também amigo de dois tripulantes que estavam a bordo do submarino, os destroços teriam sido detectados nesta quinta por meio de um robô utilizado no resgate. Ao jornal britânico, ele disse ter recebido a informação do presidente do Clube dos Exploradores, corporação que auxilia nas operações de busca.

Leia também: Submarino desaparecido: Destroços são encontrados próximos da área de busca

Conheça o submarino e a expedição de valor milionário

Intitulada de Titan, a embarcação, feita exclusivamente para a OceanGate, é feita de fibra de carbono e titânio. Além disso, tem capacidade para levar até cinco pessoas. O passeio, que tem duração total de aproximadamente oito dias, tem o custo de US$ 250 mil por turista, que equivale a R$ 1,19 milhão.

A viagem se inicia de barco em Newfoundland, no Canadá, em direção ao Oceano Atlântico. Na sequência, o submarino faz o percurso até o naufrágio, mergulhando a uma profundidade de 3.800 metros. O trajeto completo do mergulho dura cerca de oito horas. Entretanto, o submersível que desapareceu no domingo (18) perdeu o contato 1 hora e 45 minutos após a descida ao fundo do oceano.

Leia também: Em 2017, submarino argentino também desapareceu e levou um ano para ser encontrado

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa do submarino desaparecido confirma a morte dos cinco passageiros

Inverno: valor da conta de luz pode subir até 35% durante a estação

Advogado reconhece “tom inadequado” de Bolsonaro em reunião, mas diz que fala aconteceu antes da campanha

Alexandre de Moraes suspende julgamento de Bolsonaro no TSE

Governo da Ucrânia realiza reunião com embaixadores do G7 em Kiev