Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (26) recebe a governador da Pernambuco Raquel Lyra (PSDB).

O jornalista Laurindo Ferreira cita conversas com políticos e especialistas e afirma que muitos a definem como determinada, controladora e de opiniões fortes. Assim, ele pergunta como ela se vê como gestora e como lida com essas definições. A governadora inicia falando que ouvir críticas é algo natural numa democracia e irá trabalhar para tirar o estado de um “momento de atraso”.

“Fui eleita para fazer as mudanças que Pernambuco quer e precisa. A gente tem que atuar em diversas áreas para tirar o estado desse momento de atraso e devolver ao seu lugar de líder do Nordeste. Um lugar gerador de oportunidades, como nosso ‘estado país’, jeito que chamamos, sempre foi”, diz.

Ao falar sobre os adjetivos, ela ressalta que políticos homens não recebem esse tipo de definição. Ao invés de “controlador”, chamam o homem de “firme”.

Leia também: “Lamento que um ex-presidente possa ficar inelegível”, diz Raquel Lyra sobre Bolsonaro

“Tem muito de um machismo estrutural muito forte. Nos colocam adjetivos e julgamento de forma precipitada sobre nossa condução. Não quero me avaliar, quero que o povo faça isso. E faça isso ao longo do trabalho, ao longo do que posso entregar. Não queria que chegasse o momento que fosse avaliada pelo meu gênero”, afirma.

Ao final, ela devolve a pergunta a Ferreira questiona se homens são julgados como “controladores”.

Assista ao programa completa:

Participam da bancada de entrevistadores Guilherme Caetano, repórter do jornal O Globo, Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio, Priscila Camazano, repórter da Folha de S.Paulo, Roseann Kennedy, colunista do Estadão, e Thais Bilenky, repórter na Revista Piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa é sempre exibido toda segunda-feira partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.